
O Sanatório Espírita de Uberaba atende, atualmente 69 pacientes. Em seus mais de 80 anos, foram inúmeros os que passaram por ali, seja por problemas psiquiátricos ou vícios. Alguns deles decidem ficar e adotam a instituição para a vida. Alguns afirmam que só ali encontraram a cura, outros garantem não terem recebido tratamento melhor em outro lugar.
Danilo é natural do pequeno município de Tiros, no Triângulo Mineiro, e sua história com o Sanatório começou há muitos anos. Internado por problemas com alcoolismo e depressão, Danilo encontrou no método de tratamento medicamentoso e espírita do Sanatório a cura que não encontrou em outros lugares, e, hoje, é voluntário na instituição. Para ele, ser voluntário ali é uma parte de seu tratamento e funciona quase como terapia.

Ex-pacientes: Danilo Nunes
O primeiro contato de Neuza com o Sanatório aconteceu aos 15 anos de idade. Hoje, cerca de 50 anos depois, ela ainda tem a instituição em sua vida, mas, agora, como funcionária. Neuza vivenciou os primeiros anos do Sanatório, onde teve contato com grandes nomes como Dr. Inácio Ferreira, a quem ela estimava como um pai, e Dona Maria Modesto. Neuza chegou a passar por tratamentos antiquados como, por exemplo, os eletrochoques, utilizados na época em que ela estava internada.
HISTÓRIAS
NEUZA
CARDOSO
DANILO
NUNES

EX-PACIENTES
os dois lados do portão
Por questões judiciais de preservação de imagem, pacientes psiquiátricos que se encontram em situação de internação não podem ter sua imagem registrada devido à incapacidade de prestar autorização. Por isso, entrevistamos ex-pacientes que se mantêm próximos e ativos na instituição até os dias de hoje. Estes são alguns dos personagens e estas são suas histórias...
